sexta-feira, 6 de julho de 2012

The Amazing Spider Man - É dada a largada!

Após apenas 5 anos do último filme da franquia de sucesso do amigo da vizinhança, a Sony agita o herói nas telonas. Depois de conturbadas reviravoltas e contínuas especulações sobre, atores, diretores e vilões a serem utilizados, que pudessem não só manter as expectativas, mas também superar os últimos episódios do aranha, a Sony por fim optou por Marc Webb (Usar qualquer trocadilho seria uma piada de mau gosto, né? rs), que a princípio não pareceu aos críticos a escolha mais acertada, devido à pouca experiência para assumir um filme de tamanha magnitude e impacto comercial, se mostrou a peça fundamental na remodelagem desta franquia que tem tudo, digo tudo com propriedade, pois os elementos primordiais para um bom filme estão lá, para ser um sucesso absoluto.

O filme traz a tona, como carro chefe no quesito "sou diferente da ultima franquia", o mistério que envolve o desaparecimento dos pais de Peter Parker. Com esse pano de fundo e apresentando personagens com um foco totalmente diferente da saga anterior, The Amazing Spider Man mostrou ao que veio.

Para facilitar sua busca por informações neste post de forma sucinta e objetiva, dividirei a minha reflexão em 3 partes: Diretor / Roteiro; Elenco / Personagens; Elementos Adjacentes / Pontos Negativos.

Diretor / Roteiro:


Marc Webb, dito anteriormente como uma escolha um tanto quanto duvidosa, deu ao filme uma contribuição de valor, trazendo às cenas noturnas um tom mais sombrio e mostrando que o spidey é um herói comum, que mostra onde sua roupa fica guardada quando está vestido para combater o crime. Tenho que ressaltar que gostei muito de um efeito de imagem que só aparece na ultima cena do filme, uma pena, poderia ser melhor explorado.

O filme tem uma história que foge totalmente do enfoque dado anteriormente e isso cativa o publico para saber quem é o spider desse filme. Bom ele está lá com seu jeito desengonçado e gaguejante para falar com garotas, porém dessa vez ele é um típico adolescente em conflitos reais e desesperado para saber porque foi abandonado. Em uma cena específica tirei o chapéu para Andrew Garfield, que parece não só um ator pronto para o papel, mas um menino feliz ao fazê-lo. O drama que gira em torno de pontos específicos e marcantes do enredo Spider Man, é digno de um filme conciso e coerente e dessa vez temos personagens que se assemelham a realidade, digo isso pois há itens que passam desapercebidos, porém se observados compõem a história de forma perfeita, como por exemplo a maquiagem da Tia May (nada forçada), o semblante cansado e sábio do Tio Ben, e além disso, o ponto alto do acerto foi recontar uma história igual de forma tão diferente. Entenderão o que digo se abrirem a mente para um roteiro menos fantasioso e mais preso à como seria ter uma herói em NY. (Cotidiano)




Elenco / Personagens:

Um susto, foi o que todos tomaram quando Sam Raimi, diretor da última franquia, anunciou a saída do projeto, infelizmente foi uma péssima despedida, mas hoje sei que foi melhor assim.

Então a Sony, que temia perder os direitos cinematográficos de nosso herói, correu contra o tempo, investiu pouco e chamou um elenco barato, bem como o diretor. Mas o que tinha tudo para ser um fiasco, se transformou em um mega sucesso, aguardado e subestimado, o que neste caso é bom.
O elenco possui uma sinergia ótima, não há um ponto fraco, porém não há o que podemos chamar de uma exploração dramática que nos façam morrer de rir ou de chorar. A sinergia ótima pára exatamente no limite do roteiro, que por mais que tenha sido elogiado neste texto, ainda tem muito a ser explorado, pois acredito que o spider possa ter mais humor e mais drama.

Saly Field, Tia May obrigado!


Rhys Ifans, Dr Cornors, fez sua parte, mas os roteiristas poderiam ter deixado o Duende Verde (Homem Aranha 1) e o Homem-Areia (Homem Aranha 3) de fora da construção do personagem.

O Lagarto, excelente escolha, um vilão que dá espaço e não perde seu território.

Emma Stone, só ela para que nos permitíssemos imaginar a Gwen Stacy com a voz levemente rouca e ainda assim achar que isso deveria fazer parte do personagem desde sempre. (Obrigado Marc por não fazê-la uma modelo, patricinha, líder de torcida ou algo do gênero)


Elementos Adjacentes:


Cenário - Estranho, mas não lembro do Homem-Aranha andar na maior parte em vielas, achei isso um toque especial. Acredito que a NY desse spider seja a mesma dos cidadãos novaiorquinos.

Uniforme - Para os que não acreditavam, esse uniforme é muito além do que se esperava. E para os que já tinham uma simpatia pela roupa (Eu), ele é de um material muito mais aceitável que o outro, pois há cenas em que você percebe que a roupa de fato dobra, amassa, rasga facilmente, ou seja, ele é o uniforme do Homem-Aranha, não o do Super Man.

Cenas de ação - Hummm, aqui Marc deu uma pisada na bola. Esperava mais, queria vê-lo em um combates mais longos, não só cenas pontuais contra o Lagarto ou até mesmo em fuga da polícia. Mas há que se destacar a vulnerabilidade deste spider, ele realmente apanha, chega em casa machucado, olho sangrando e todo arranhado.

Pontos Negativos:


Peca na trilha sonora. Acho que essa é uma preocupação secundária em filmes como este né? Mas eu sempre trago este ponto à tona, pois uma coisa é não ligar muito e outra coisa é simplesmente ignorar o fato.
Acho que alguém é fã do Hitchcock! Tudo bem, o cara foi um gênio, mas só por causa disso você vai deixar um som de suspense no meio de um cena que era pra ser repleta de ação? (Pausa para uma quebra no ritmo do filme, é o nome disso)
Entendo que a história recomeçou, e na verdade mais do que entender, aceito e até gosto, mas tem uns minutos ali que são desnecessários, quebra a velocidade dos acontecimentos, eu diria que 2h00min de duração seriam o suficiente...as vezes menos é mais.

Saldo: Embarque num novo universo, que segundo dizem pode acabar se chocando com o insuperável Avengers (Já pensou?), que lhe proporcionará uma sensação diferente da ultima franquia e ao final poderá te levar a dizer: "É, cinco anos foram o suficiente, tava na hora dele voltar!


Nota: 8,5





2 comentários:

  1. Poxa, bacana! Quando vi que iria sair um novo filme sobre o spider fiquei super confusa: será que vão repetir tudo? será que a história muda? pq resolveram fazer um novo filme? Legal esse post, amigo. Agora fiquei com vontade de ver. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista e tenha em mente que essa é o que posso chamar de a real história do spidey.
      Já vi mais de uma vez...vale muito a pena.
      Ah e não esqueça de ficar para a cena logo após os créditos principais.
      Obrigado pelo comment.
      Beijos,
      Tony

      Excluir